Na noite da última terça-feira (26), foi inaugurado, em Tauá-CE, a 337 km de Fortaleza, mais um campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A nova unidade abrigará o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia (Cecitec) e ofertará os cursos de Pedagogia, Química e Ciências Biológicas. Com um espaço de 3.486,34m², o novo campus universitário da Região dos Inhamuns tem 14 salas de aulas, auditório com capacidade para 214 pessoas, três salas para coordenação de cursos, uma biblioteca, uma sala de leitura, um laboratório de informática com 49 computadores, dois laboratórios de ensino de Ciências (Química e Biologia), uma secretaria, um controle acadêmico, um serviço de protocolo, um depósito, um almoxarifado, uma sala de reunião para os colegiados, uma sala de professores, uma cantina, um hall de convivência e uma sala para a direção, distribuídos em uma área de 3.486,34m². O valor total da obra foi de R$3.382.509,40 – oriundos do Tesouro Estadual.

Foto: Davi Pinheiro

Participaram da solenidade o reitor da Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio, o governador Camilo Santana, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, além de convidados e autoridades locais. “Fiz questão de vir aqui não só para entregar esta obra, mas para demonstrar meu reconhecimento à Universidade Estadual do Ceará, a primeira a interiorizar seus serviços aos jovens cearenses. Essa é uma forma de reconhecer a importância que ela tem na formação e qualificação dos nossos jovens. Cada investimento feito em educação a gente sabe que está garantindo um futuro melhor para o nosso Estado”, disse o chefe do Poder Executivo cearense.

Jackson Sampaio ressaltou a história do campus. “Há 23 anos, o reitor Paulo Petrola transformou o galpão de uma fábrica de móveis em universidade, proporcionando um ambiente que cresce e fornece, hoje, os líderes que se destacam em vários setores sociais e das políticas públicas, destaque para a área de Educação. Agradecemos ao governador Camilo ter concluído os últimos elementos necessários à inauguração, ter autorizado a realização de um grande concurso para professores efetivos, o 1º concurso para servidores técnico-administrativos em 42 anos de Uece, e em tramitação final, ter autorizado as leis que incrementam o salário dos professores substitutos, temporários e visitantes, além do 1º grande, sistêmico, verdadeiramente acadêmico, Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos”, destacou o reitor.

Apesar da crise que aflige estados e municípios brasileiros, os investimentos na Educação, no Ceará, não param. É o que aponta Inácio. “Enquanto tem crise no Brasil, nós estamos avançando na educação, que é a maior distribuição de riqueza que existe em qualquer lugar. O que se entrega aqui quando se forma um biólogo, um químico, um pedagogo, nós estamos entregando profissionais, formando gente que vai formar nossas crianças. Esse riqueza ninguém tira nunca de cada um de vocês que se forma aqui”, destaca. Atualmente, são 349 alunos regularmente matriculados.

Em 22 anos de atuação, a Cecitec já formou 764 licenciados para educação básica, dos quais 396 são pedagogos, 158 professores de Ciências, 72 professores Química e 138 docentes de Ciências Biológicas.

(com informações da Ascom do Governo do Estado do Ceará, e da Uece)