Solenidade de assinatura de contrato para construção do Núcleo de Computação Científica e Aplicada – NC2A é realizada

Foi realizada, na tarde da última quarta-feira (28), na Reitoria da Universidade Estadual do Ceará – Uece, a solenidade de assinatura do contrato com a empresa JT Construção Eireli EPP, vencedora da licitação Concorrência Pública Nº 001/2018, realizada pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece – Iepro, por meio de sua Comissão Permanente de Licitação – CPL, cujo objeto é a construção do Núcleo de Computação Científica e Aplicada – NC2A, no campus da Uece, no bairro Itaperi, em Fortaleza/CE.

Além do presidente da Funece e reitor da Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio, estiveram presentes no ato o vice-reitor da Uece, Prof. Hidelbrando Soares, o diretor-presidente do Iepro, Prof. Luiz Carlos Mendes Dodt, o diretor-executivo da empresa JT Construção, Sr. Osny Coelho, o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, Prof. Luciano Cavalcante, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq, Profa. Nukácia Araújo, a diretora de Formação Permanente da PROPGPq, Profa. Dra. Sarah Diva, a pró-reitora de Graduação – Prograd, Profa. Mônica Duarte, o pró-reitor de Administração, Carlos Heitor, o chefe de gabinete da Reitoria, Edmar Pereira, o coordenador-geral de engenharia da Funece, Oto Soares, o procurador educacional institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação – CPA, Prof. Jerffeson Souza, além dos membros da CPL do Iepro: Valéria Vital, Liliana Simão e Sousa, Jéssica Parnaíba e Paulo Júnior. Também participaram da solenidade as advogadas do Iepro, Dras. Cecília Fernandes e Norma Bezerra. 

A obra

As obras do novo núcleo já começaram e têm previsão de conclusão em setembro de 2019. Os recursos previstos inicialmente eram de R$2.398.872,00, oriundos do convênio nº 01.14.0073-00, firmado entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará – Secitece, a Funece e o Iepro. 

NC2A

O NC2A tem o objetivo de servir como um ambiente de trabalho que possa ser devidamente aproveitado e potencializado na concepção e na utilização de artefatos computacionais avançados, necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisas em Computação e em outras áreas que necessitam essencialmente da Computação para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa na Uece.

Além dos espaços associados aos laboratórios, a edificação também disponibilizará o espaço para duas salas de vídeo-conferência. Estas salas permitirão consolidar as interações com pesquisadores e colaboradores em outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, que estão situados fora do Estado do Ceará e que estão relacionados às áreas de conhecimento dos programas de pós-graduação na Uece que serão beneficiados pelo novo ambiente.

Foto: Ascom Uece