IEPRO recebe coordenadores e secretários de cursos da Uece para palestra de apresentação do eSocial

Na noite da última terça-feira (14), o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO recebeu em sua sede coordenadores e secretários de alguns cursos da Uece para palestra de apresentação do eSocial. A plataforma, que unifica informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais de empresas e trabalhadores do país, foi apresentada em detalhes pela contabilista com MBA em Gestão e Planejamento Tributário, Luanna Araújo.

No últimos meses, o IEPRO realizou palestras e mini treinamentos com os colaboradores do Instituto a fim de capacitá-los para a operacionalização adequada do novo sistema. A ideia de apresentar o programa também aos representantes de cursos é necessária, pois a integração na troca de informações é fundamental para que não ocorram erros ou problemas no encaminhamento de dados sobre pagamentos, admissões, etc., de funcionários em regime celetista, bolsa ou profissionais autônomos.

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. 

Nessa primeira fase, mais de 200 mil empresas do Ceará devem migrar para o programa. Essa é a estimativa da Receita Federal, que, no início desse mês, inaugurou, no auditório do edifício-sede do Ministério da Fazenda, em Fortaleza, a sala especial do eSocial. O espaço funcionará todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, e disporá de especialistas em legislação trabalhista, previdenciária, do FGTS e do imposto de renda, para esclarecer dúvidas e questionamentos acerca do processo de mudança para a plataforma. Outro canal de comunicação com os empregadores é a Central de Atendimento eSocial, que funcionará durante 12 horas, de segunda a sexta. O telefone é 0800 730 0888. 

Saiba mais
IEPRO participa de treinamento de implantação do eSocial
IEPRO realiza palestra de apresentação do eSocial aos colaboradores

 

(com informações do Diário do Nordeste)