Contexto dos direitos humanos é tema de filmes e debates na Uece

A Universidade Estadual do Ceará – Uece apresentará duas sessões de filmes com temática em Direitos Humanos. Serão exibidos nos dias 18 e 19 de junho, de 14h às 18h, no Centro de Humanidades – Campus Fátima, os filmes “Humano – uma viagem pela vida” e “Nunca me sonharam”, respectivamente. Na oportunidade, será realizado debate após as apresentações dos filmes. As convidadas são as professoras Eliana Paiva, Ediane Soares, Lukrécya Nascimento, além de pesquisadores, militantes de movimentos sociais, culturais e de direitos humanos. A atividade é aberta ao público. 


A ação é fruto do Projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário, idealizado pela produtora carioca MPC Filmes e que tem o objetivo de difundir gratuitamente longas-metragens de produção nacional. O projeto já percorreu todos os estados brasileiros; quase 500 universidades receberam a mostra cujo número de sessões realizadas ultrapassa os 15 mil. Ao todo, são quase 2 milhões de expectadores.

Desde 2000, o projeto, dividido em 3 circuitos (escola, universidade e comunidade), utiliza o audiovisual como ferramenta para a educação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã. “Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas“, afirma Luciana Boal, diretora da MPC Filmes. 

Os longas também serão exibidos em outros locais da capital cearense. Nos dias 10 e 24 de junho, em Messejana; dias 14 e 15 de junho, na Universidade Federal do Ceará – UFC; e dias 23, 29 e 30 de junho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

O que são os Direitos Humanos?

São direitos inerentes a todos os seres humanos, independente de raça, nacionalidade, sexo, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida, à liberdade de opinião, expressão, o direito ao trabalho, à educação, entre tantos outros. 

O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos. Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.

 

“Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, … a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações…”

Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948

 

              Logotipo dos Direitos Humanos