Uece – 43 anos de história

Com a missão de produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região, nascia em 5 de março de 1975, a Universidade Estadual do Ceará – Uece, a partir da Lei número 9.753 de 18 de outubro de 1973, que instituiu a Fundação Educacional do Estado do Ceará – Funeduce, cuja primeira presidente foi a Profª Antonieta Cals de Oliveira.

Foram incorporadas ao seu patrimônio as Unidades de Ensino Superior existentes na época: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte – CE, além da Televisão Educativa Canal 5 (hoje, TV Ceará). Seu primeiro reitor foi o Prof. de Direito, Antônio Martins Filho, fundador da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Reprodução

Por necessidade de adequação às novas exigências administrativas que se evidenciaram nos três primeiros anos de funcionamento, a Funeduce foi transformada em Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece, em maio de 1979. Criada com o objetivo de atender às necessidades do desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Ceará, a Uece passou a atuar em outros municípios do Estado, estruturando-se, a partir daí, em rede multicampi com faculdades nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Ipu, Ubajara, Redenção e Cedro. Hoje, a Uece possui 78 cursos de graduação (entre licenciaturas e bacharelados), com 17.334 alunos matriculados, 12 doutorados, 17 mestrados acadêmicos, 13 mestrados profissionais e 63 turmas de especialização.

A Uece em 2018 não para

Para este ano, estão previstas a conclusão e a inauguração da mais ampla reforma de infraestrutura do Campus Itaperi, em Fortaleza, envolvendo climatização das salas de aula e recuperação de banheiros, telhados, corredores e fachadas. Além disso, há investimentos na infraestrutura elétrica, hidráulica e de fibra ótica. A Uece pretende ainda iniciar a implantação do projeto de acessibilidade do Itaperi e concluir o do campus Fátima. Há, ainda, a conclusão e inauguração das obras de reestruturação do campus 25 de Março (Fortaleza), em parceria com a Faculdade CDL, passando a se chamar Unidade de Excelência em Empreendedorismo e Inovação.

Outra iniciativa importante para 2018 é a entrega do Biotério Central, vinculado ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas, no Campus Itaperi, criado para atender pesquisadores da Uece, da Universidade Vale do Acaraú – UVA e da Universidade Regional do Cariri – Urca. Também estão previstas a conclusão das obras e inauguração dos núcleos de Educação Ambiental – NEA e de Pesquisa, Ensino e Inovação em Saúde Coletiva- Nupeinsc, ambos no Itaperi.

Na área de assistência estudantil, o ano de 2018 será marcado pela conclusão e inauguração do Restaurante Universitário do Campus da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – Fafidam, em Limoeiro do Norte – CE; pela implantação do Refeitório Universitário do Campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – Fecli; pelo início da construção do Restaurante Universitário da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc, em Quixadá – CE; e pela reforma do Refeitório Universitário do Campus Fátima, em Fortaleza. Outra ação da universidade foi a parceria firmada com a Prefeitura de Fortaleza para a oferta de 50 vagas no Centro de Educação Infantil Augusto Ponte aos filhos de alunas da Uece.

Há ainda ações previstas no interior, como o início da construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe – UPVale, na Fafidam; a conclusão da reforma e ampliação do campus da Faculdade de Educação de Itapipoca – CE – Facedi, e a reforma e ampliação da biblioteca do Campus Feclesc.

Mais ações para 2018:

– Conclusão da reforma e ampliação do Departamento de Informática (DI) no campus Itaperi;
– Retomar o projeto de construção da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate) no campus Itaperi/Fortaleza;
– Iniciar a construção do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A) no campus Itaperi;
– Implantação do Programa de Educação Tutorial (PET) Institucional da Uece, com 144 bolsas com recursos próprios, agregando-se aos grupos de PET/MEC e de PET/MS, com recursos federais;
– Agregar três novos cursos de Graduação e seis novos cursos de Especialização para mais quatro novos pólos.
– Implantação do Projeto de Internacionalização do Currículo, em parceria com a Universidade East Anglia (Inglaterra), cofinanciado pelo Conselho Britânico.

Foto: Agência Diário

Atualmente, a gestão é exercida pelo Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, e pelo Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, reitor e vice-reitor, respectivamente.

De acordo com o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo – RUF de 2016, é considerada a 7ª melhor universidade estadual do Brasil, sendo a melhor universidade estadual das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Por este mesmo ranking, é a 48ª melhor universidade brasileira. Em 2013, foi a instituição de ensino superior do Estado melhor avaliada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. Além disso, os cursos de Administração, Psicologia e Ciências Contábeis figuraram entre os melhores do país. Também é a única universidade brasileira citada no Bright Green Book, o Livro Verde do Século XXI, uma parceria entre o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável – Eubra e o programa de assentamentos urbanos da Organização das Nações Unidas – ONU-Habitat.
 
A Uece vem acumulando experiências e transformando o seu perfil curricular em razão da melhoria da formação profissional de seus alunos e consequentemente da elevação da qualidade de vida da sociedade cearense. O ensino tem se constituído atividade por excelência da Uece, desde sua origem, principalmente o de graduação, com a preocupação pela sua qualidade, objetivando a formação de profissionais competentes para atender às mais diversificadas demandas sociais e profissionais do Estado e da Região.
 
(com informações da Ascom da Uece)