Proposta de levantamento batimétrico de 13 lagoas de Fortaleza é apresentada no IEPRO

Na manhã desta segunda-feira, 26, estiveram no Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO Juliana Borges, André Arrais e Solange Leite, representantes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza – Seuma para reunião de apresentação da proposta de levantamento batimétrico, solicitada pelo órgão.

Na ocasião, o responsável técnico pelo projeto, Prof. Dr. em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Francisco Davis Pereira de Paula, docente do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT Uece, explanou detalhes do projeto, que tem o objetivo de realizar levantamento de informações batimétricas a partir de 13 lagoas urbanas de Fortaleza: Papicu, Sapiranga, Jacarey, Messejana, Jangurussu, Libania, Mondubim, Parangaba, Taperoaba, Maraponga, Opaia, Porangabussu e Urubu. A batimetria consiste em realizar medições de profundidade de uma massa de água ou corpo hídrico, sendo importante para o planejamento ambiental dos grandes centros urbanos, como é o caso da cidade de Fortaleza. As informações são importantes para avaliação da dinâmica dos corpos hídricos, bem como para análise de riscos e vulnerabilidades.

Participaram da reunião o diretor-presidente do IEPRO, Prof. Luiz Carlos Dodt; a diretora de Operações e Controle do IEPRO, Ana Paula Barbosa; e a gestora da Célula de Convênios, Contratos e Projetos do IEPRO, Katiane Rodrigues.