Uece é destaque em indicadores de qualidade do MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2016, e, novamente, a Universidade Estadual do Ceará – Uece está entre os destaques, de acordo com os indicadores apresentados durante coletiva realizada dia 27/11, em Brasília. A nota da Uece no IGC, que era de 2,8170, está, agora, 2,8667, precisamente na faixa 3, em uma escala de 1 a 5. “Em um cenário de cortes no orçamento, isso mostra a competência e a dedicação de nosso corpo docente na formação de qualidade de nossos alunos”, destaca o chefe de gabinete da Uece, Edmar Pereira Neto.

Já nos dados do CPC, os cursos de Medicina e Serviço Social da Uece subiram de nota. De 3 para 4, e de 2 para 3, respectivamente. Ainda segundo o indicador, o curso de Medicina foi considerado o melhor do Norte/Nordeste e o 6º do Brasil. Com nota 4, o curso de Nutrição da Uece é o melhor da área no Ceará. “É uma grata satisfação que possamos devolver para a sociedade médicos tão bem formados e bem sedimentados no que é ser médico”, afirma a Profª Maria Denise Fernandes Carvalho, coordenadora do curso de Medicina da Uece. O Inep calcula atualmente 4 indicadores, dentre eles o IGC e o CPC, que apresentam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

O cálculo do CPC tem por base a avaliação de desempenho de estudantes, por meio do Enade; o valor agregado pelo processo formativo, a partir do IDD; as características do corpo docente, por meio do Censo da Educação Superior; e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional), a partir do Questionário do Estudante. O indicador é calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade. Em 2016; 0,4% dos cursos obtiveram conceito 1; 7% conceito 2; 50,5% conceito 3; 40,3% conceito 4 e 1,9% conceito 5.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e considera a média dos CPC do último triênio; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Capes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Esse último critério se baseia em dados do Censo da Educação Superior e da Capes. Em 2016, 0,4% das IES obtiveram conceito 1; 14% conceito 2; 66,7% conceito 3; 17,4%, conceito 4 e 1,5% conceito 5.

(com informações da Asscom da Uece e Asscom do Inep)