Reitor da Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio, é homenageado na Câmara de Vereadores de Fortaleza

O médico e reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Prof. Dr. Jackson Sampaio, recebeu, na noite da última quinta-feira (28), o título de cidadão de Fortaleza, concedido pela Câmara de Vereadores de Fortaleza. Além de familiares, estiveram presentes o deputado federal Chico Lopes, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitec), Inácio Arruda, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ceará (Semace), Artur Bruno, entre outros convidados. “A homenagem é por sua dedicação, ética e respeito em todos os acontecimentos de sua vida. Exemplo de filho, esposo e pai. Fruto do reconhecimento do nosso mandato e atendendo solicitação de amigos comuns Aírton Mourão e Oton Oliveira. Demoramos muito ao fazer esse reconhecimento a esse ilustre cearense. Como vereador sinto-me honrado por ser autor dessa propositura e como psicólogo tive o privilegio de ter sido seu aluno e ter participado de várias palestras quando extensionista do Hospital das Clínicas. Participei também da criação do CAPs da Regional III. Ele estava em Quixadá naquela época”, disse Raimundo Filho, vereador e autor do requerimento que solicitou a homenagem. 

Foto: André Lima (CM de Fortaleza)

“Nos últimos 23 anos, moro na mesma casa no Parque Manibura. Na vida acadêmica, temos muito a contar. Mas dos 46 cursos de mestrado da UECE poucos não tem minha mão. O Centro de Ciência da Saúde, que me acolhe há anos. O Mestrado em ciências fisiológicas e outros surgiam do Mestrado em Saúde Pública. Com os reitores Paulo Petrola, Assis Araripe e Manasses Fonteles, conseguimos grande desenvolvimento. Diversas obras e melhorias estruturais. E participamos também de forma direta de melhorias para a comunidade do entorno do Campus da UECE. Em terreno cedido pela Universidade está sendo inaugurado um Centro de Educação Infantil (CEI) e foi autorizada obra do CRAS. A UECE cede terreno para a Prefeitura instalar equipamentos, como cedemos para o Estado”, destaca o homenageado.

Perfil

Nascido em 12 de outubro de 1950, em Sobral – CE, José Jackson Coelho Sampaio está em seu 2º mandato à frente da Uece. Antes, foi pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e, durante 5 anos, foi diretor do Centro de Ciências da Saúde – CCS/Uece. Participou da comissão que elaborou o projeto de criação do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva, e depois do Doutorado em Saúde Coletiva, no CCS/Uece, no qual, ainda hoje, ensina as disciplinas de Planejamento e Políticas de Saúde, Sistemas Comparados de Saúde e História do Processo Saúde/Doença. Participou também da comissão que elaborou o projeto de criação do Bacharelado em Medicina, do CCS/Uece, onde orienta bolsistas e monografias. 

E também:

– Diretor Clínico do Hospital de Saúde Mental de Messejana, Fortaleza/Ce (1981/1982).
– Chefe do Ambulatório do Hospital de Saúde Mental de Messejana, Fortaleza/Ce (1982/1983).
– Supervisor Institucional da Unidade Hospitalar Prof. Adauto Botelho do Centro Psiquiátrico Pedro II, Rio de Janeiro/RJ (1985/1986).
– Diretor da Unidade Hospitalar Prof. Adauto Botelho do Centro Psiquiátrico Pedro II, Rio de Janeiro/RJ (1986/1988).
– Supervisor Institucional do Ambulatório Regional de Saúde Mental de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto/SP (1988/1989).
– Supervisor Institucional do Centro de Atenção Psicossocial de Quixadá, Quixadá/Ce (de 1993 até 2004).
– Supervisor Institucional do Centro de Atenção Psicossocial de Canindé, Canindé/Ce (1995/1996).
– Supervisor Institucional do Centro de Atenção Psicossocial de Sobral, Sobral/Ce (de 1999 até 2004).
– Membro da Câmara Técnica de Medicina Geral e Comunitária do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (1998/2000).
– Membro da Comissão Técnico-Científica em Saúde Mental do Ministério da Saúde (1999/2000).
– Consultor Regional Nordeste l (Ceará, Piauí, Maranhão), do Ministério da Saúde, para a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde-PNH, desde abril de 2000.
– Membro do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, representando das universidades, Fortaleza/Ce (2000/2002).
– Membro do Conselho Estadual de Cultura do Ceará, representando o Governador do Estado (2009-2013) e as universidades cearenses (2013-2015).
– Presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses-CRUC (2013- 2015).
– Membro do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Inovação Tecnológica do Ceará, representando o CRUC (2013-2015).

PRÊMIOS
– 2015 – Acadêmico Titular da Cadeira 17 da Academia Cearense de Médicos Escritores – ACEMES.
– 2015 – Conferencista convidado e homenageado pelo Departamento de Letras da Universidade Eotvos Lorand/Budapeste/Hungria com a publicação de oito poemas traduzidos para o húngaro na Revista Nagy Vilag (2014/15).
– 2012 – Mérito Ético. Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará-CREMEC.
– 2012 – Acadêmico Benemérito. Academia Cearense de Odontologia-ACO.
– 2011 – Menção Honrosa, pela cooperação científica com grupos de pesquisa de Espanha, França e Itália, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada Pos La, da UECE.
– 2010 – Membro Honorário. Associação Cearense de Terapeutas Ocupacionais ACTO.
– 2008 – Cidadão Honorário de Quixadá. Câmara Municipal de Quixadá.
– 2003 – Medalha Marquês de Pombal, Universidade de Coimbra, Portugal.
– 1985/7 – Presidente da Sociedade Brasileira de Psiquiatria e Higiene Mental.
– 1998 – Conferencista convidado pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres/Londres/Inglaterra.
– 1993 – Prêmio Moutonné de Poesia, seleção e publicação. Secretaria Municipal de Cultura de Salto/SP.
– 1990 – Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, seleção e publicação. Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
– 1987 – Delegado junto à l Conferência Nacional de Saúde Mental, ocasião em que se aprova o projeto brasileiro de Reforma Psiquiátrica.
– 1986 – Delegado junto à VIII Conferência Nacional de Saúde, ocasião em que se aprova o projeto brasileiro de Reforma Sanitária e do Sistema Único de Saúde-SUS.
– 1983 – Prémio Torquato Neto, seleção e publicação. Secretaria Municipal de Cultura RIOARTE do Rio de Janeiro.

HISTÓRICO LITERÁRIO
Além de publicações em suplementos de jornais, em revistas, em antologias e livros próprios, durante o período da Ditadura Militar brasileira foi editor da Revista O SACO: uma revista cearense de cultura (sete números, periodicidade bimestral, tiragem de 15.000 exemplares) e participou do Movimento Siriará.

PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS E PRÊMIOS
– TRANSVIDA Seleção de poemas (1990 a 2009). Obteve o prêmio Caetano Ximenes Aragão 2010, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará-SECULT. Fortaleza: Editora Premius, 2011.
– UM JEITO DE VER: ANOTAÇÕES. Coletánea dos poemas (1969 a 1989). Fortaleza: Edições Ao Livro Técnico, 2004.
– COLETÂNEA POESIA, do PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA. 30 selecionados. Fortaleza: ABC Fortaleza, 1998.
– CINQUENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC, Antologia de Contos. 10 selecionados. Fortaleza: Editora UFC, Prémio Jurandir Picanço, 1998.
– CINQUENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC. Antologia Poética. 10 selecionados. Fortalez: Editora UFC, Prémio Jurandir Picanço, 1998.
– ANTOLOGIA LITERÁRIA. 30 selecionados. Fortaleza: Editora UECE, 1996.
– PRÉMIO MOUTONNÉE, Antologia Poética. 40 selecionados. Salto/SP: Secretaria Municipal de Cultura, 1993.
– ANTOLOGIA DE POESIA ’90’. 12 selecionados. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Cultura, Concurso Nacional de Literatura “Cidade de Belo Horizonte”, 1990.
– PRÊMIO TORQUATO NETO. Antologia de Ensaios. 10 selecionados. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura/RIOARTÉ, 1983.
– ENCONTRAM-SE, Antologia Literária. 14 selecionados. Fortaleza: Centro Médico Cearense, 1983.
– VERDEVERSOS, Antologia Poética. 10 selecionados. Fortaleza: Centro Médico Cearense, 1981.
– PROJETOS. Plaqueta com 1$ poemas selecionados, editados ern ficha e inseridos em envelope aberto. Fortaleza: Edição do Autor, 1979.
– ANTOPOÉ. Antologia Poética. 14 selecionados. São Paulo: Editora do Escritor, 1978.
– QUEDA DE BRAÇO. Antologia de Contos. 50 selecionados. Rio de Janeiro: Clube dos Amigos do Marsaninho, 1977.
– UNIVERSOS. Antologia Poética. 10 selecionados. São Paulo: Ática, 1972

(com informações da Ascom da Câmara de Vereadores de Fortaleza)