Curso Gestão em Organização de Saúde

A gestão dos empreendimentos que se adaptaram ao novo ambiente mais competitivo passou a demandar informações e exigir assertivamente na tomada de decisões relevantes aos custos das atividades, processos de abastecimento, precificação de produtos, foco nas necessidades dos clientes e definições em relação aos projetos de investimento que deveriam ou não ser levados a diante. Entretanto, esse posicionamento gerencial que baseia suas decisões em conhecimentos técnico, dados fidedignos e ferramentas quantitativas e qualitativas de gestão não é uma prática corrente no setor de saúde, notadamente no Brasil.

Ainda são raros os profissionais que atuam na gestão de serviços de saúde que possuem formação e capacitação adequadas para analisar alternativas de investimento, gerenciar o processo de abastecimento, levantar custos de procedimentos e internações ou ser capazes de escolher o método mais adequado de amortização de uma dívida ou, ainda, fazer uma avaliação de riscos ou sensibilidade envolvida em um projeto de investimento.

OBJETIVO

O programa tem por objetivo contribuir, através do conhecimento e capacidades de formulação da estratégia corporativa e liderança do processo estratégico, para formação de empreendedores, líderes, assessores e técnicos das áreas de planejamento e marketing, análise de projetos de investimento e desenvolvimento de novos negócios, organização e recursos humanos. Desenvolver uma abordagem sistêmica das atividades de tomada de decisão pertinentes à gestão em organizações de saúde, apresentando ferramental no que se refere aos seguintes tópicos: incorporação de tecnologias, aquisição, padronização e administração de insumos e medicamentos, gerenciamento de estoques e do processo de abastecimento e custeio de atividades.

METODOLOGIA

Apresentação de conceitos e de um ferramental modernos de Gestão Empresarial cuidadosamente adaptado à realidade e às necessidades das organizações, através de discussões de estudos de caso, debates conceituais e exercícios práticos, onde a tomada de decisão é embasada nas melhores práticas das empresas do setor e com foco em resultados.

PÚBLICO-ALVO

Empreendedores, diretores, gerentes gerais, gerentes de negócios, assessores, consultores e técnicos das áreas de estratégia, planejamento, marketing, organização, recursos humanos, análise de projetos de investimento e desenvolvimento de novos negócios, pessoas recém-nomeadas ou em preparação para essa funções, profissionais da área de saúde e estudantes.

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso está estruturado em 3 módulos que cobrem os principais aspectos quantitativos, compostos de conceitos modernos.

 CARGA HORÁRIA

24h (cada módulo). Total: 72h

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Pedro Hamilton da Fonseca Elia

CONTATO

(085) 3402 7666 ou (085) 9-9703 9727 (professor Pedro Elia)