Vamos aumentar a competência e a potência da Uece, conclama reitor

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, chama a comunidade ueceana para participar da segunda fase do Processo Estatuinte Revisor, que é composta por conferências setoriais, por Centro, Faculdade e Unidades Administrativas vinculadas à Administração Superior, que acontecerão no período de 3 a 14 de agosto. São 13 estatuintes setoriais que vão filtrar propostas e eleger pessoas para participarem da Conferência Geral, a ser realizada nos dias 23 e 24 de setembro.

Professor Jackson explica que um estatuto “não é uma peça de arte, de livre inspiração. Ele é um documento legal, sobretudo de uma instituição pública. Este estatuto teria por volta de dois terços mais ou menos preso a documentos de leis superiores como cláusulas pétreas e um terço de nossa de nossa liberdade”.

É neste um terço que se deve decidir “o que podemos fazer, onde podemos exercer nossa liberdade. O que é e o que não é matéria estatutária? O que é atribuição da Uece e o que é atribuição da Funece?”

E ele apresenta uma primeira diretriz: “vamos aumentar a competência e a potência da Uece, já pensando estrategicamente já pensando em uma futura lei de autonomia das universidades estaduais cearenses. Com isso em vista, você vai colocar o que deve ficar no estatuto da Uece e o que vai ficar no estatuto da Funece. A Administração Superior da Uece elaborou um documento que vocês terão em mãos para decidir o que vão fazer, o que vão escolher”.

“Precisamos estar juntos para que possamos elaborar o melhor documento, o melhor desenho da Uece e da Funece que queremos ser; da Uece e da Funece da qual nós queremos participar e dos objetivos principais que queremos ter e os caminhos para atingir estes objetivos”, finalizou o reitor.

Visite o site do Processo Estatuinte Revisor
 Confira a fala completa do reitor Jackson Sampaio.
Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/92508