Universidades estaduais cobram mais recursos da Funcap

O fomento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) às universidades estaduais do Ceará foi debatido na tarde desta quarta-feira (26/02), em audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa. Dentre as principais reivindicações dos representantes das instituições de ensino, o aumento de ofertas de bolsas de pesquisa, inovação tecnológica e infraestrutura de qualidade.

A presidente da Comissão e propositora do debate, deputada Rachel Marques (PT), afirmou que o objetivo da discussão é a democratização das ações da fundação, para que esta atenda o povo cearense com qualidade. “Há a necessidade do aumento de bolsas, principalmente de iniciação à pesquisa. Nós, enquanto Comissão queremos trabalhar nesse sentido, avançando nas ações e nos programas, distribuindo-os igualitariamente”, disse Rachel.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), José Jackson Coelho, lembrou que com o aumento das universidades no Interior, se faz necessário o aumento de recursos. “É preciso alavancar recursos e definir prioridades. Com mais universidades no Interior, são mais pesquisas, logo, tem de haver mais recursos”, defendeu o reitor.

Representando a Universidade Vale do Acaraú (Uva), a reitora Maria Palmira, reconheceu as melhorias que a Funcap possibilitou às universidades, mas lembrou de que muitos dos seus editais deixam as instituições do Interior de fora. “Existe a necessidade da indução de projetos e bolsas para o fortalecimento das nossas pesquisas”, cobrou.

O presidente da Funcap, Haroldo Rodrigues, afirmou que a fundação vem trabalhando de forma a atender a todas as universidades de acordo com os recursos disponíveis, mas sabe que ainda não é o suficiente. Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, disse que com todo o crescimento do ensino superior no Ceará, é necessária a constante discussão do papel da Funcap nesse processo.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará