UECE realiza seminário sobre o papel das universidades e o desenvolvimento do Ceará

Até a próxima semana, o Governo do Estado encaminhará para a apreciação da Assembleia Legislativa mensagens relativas ao ensino superior. As mensagens previstas incluem a revisão dos vencimentos servidores técnicos das universidades, regulamentação do PCCV dos professores, destinação de 60% dos recursos da Funcap para as pesquisas das universidades estaduais. Esses pontos foram definidos nesta segunda-feira (17) pelo governador Cid Gomes durante realização so seminário “O Papel das Universidades Estaduais Frente ao Desenvolvimento do Ceará”.  Esse encontro encerra a sequência que começou há duas semanas na Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e depois seguiu para a Universidade Regional do Cariri (URCA). Em todas as três edições, o governador Cid Gomes debateu com a comunidade acadêmica. Cerca de 400 pessoas estavam presentes. O seminário prossegue nesta terça-feira (18), a partir das 8 horas, no Centro de Eventos.
Sobre a realização de concurso público para professores, o Governador destacou que é preciso discutir mais e saber quantas horas o docente passa em sala de aula, quais cursos precisam mais. Durante, o debate, Cid Gomes ressaltou a necessidade de a Universidade discutir sua função junto à sociedade. “A universidade não pode ser um ente isolado, vendo apenas suas necessidades.
É importante compreender o papel da universidade em uma região pobre e um estado pobre em algo que se traduza em benefício para a população e o desenvolvimento social”, disse o Governador. Ele apresentou também os recursos aplicados nas universidades estaduais que chegou a R$ 332 milhões em 2013. Esse montante é mais que o triplo que o aplicado em 2006, que foi de R$ 97 milhões.
Ele destacou que a legislação brasileira estabelece as responsabilidades do ensino. A Lei de Diretrizes de Base (LDB) e a Constituição recomendam que é responsabilidade e prioridades dos municípios prover ensino infantil e fundamental. Já o Governo do Estado cabe o ensino médio e o Governo Federal, o ensino superior. “Devido a erros de omissão histórica do Governo Federal, o Governo do. Estado procurou suprir essa necessidade. Hoje, o Governo Federal está corrigindo essa omissão. O ensino superior é um desafio para o Brasil e devemos cobrar o Governo Federal”, explicou Cid.

Sobre o Seminário

O reitor Jackson Sampaio abriu o evento definindo-o como de extraordinária importância, tanto para operacionalizar questões relativas à paralisação das universidades estaduais, quanto para elevar as discussões a um patamar de planejamento para o futuro das instituições. Já o secretário da Secitece, René Barreira, reiterou que os seminários realizados na UVA, URCA e UECE estão voltados para uma reflexão sobre a missão das instituições, pois os investimentos só têm sentido quando voltam em benefício à sociedade.

O Seminário está sendo discutido na forma mesas temáticas, que tratam dos seguintes assuntos:
- Diagnóstico da Uece;
- Concurso e carreira docente e técnico-administrativo; 
- Política estudantil;
- Financiamento e autonomia

Os resultados do Seminário serão consolidados em um documento oficial a ser encaminhado ao Governo do Estado. No documento estará, por exemplo, o levantamento da demanda de vagas a ser apresentada ao governador e que irá subsidiar a elaboração do edital de concurso público.

O Seminário da Uece fecha o ciclo de debates promovido pela Secitece e que aborda o papel das universidades estaduais frente ao desenvolvimento do Ceará. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, representantes da UVA se reuniram em Sobral. Já a Urca realizou seu Seminário nos dias 11 e 12, no Crato. Participam professores, servidores técnico-administrativos, estudantes, integrantes da administração superior e intermediária, representantes do Governo e demais envolvidos nos debates sobre as universidades públicas estaduais.

Estiveram presentes no Seminário da Uece o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, bem como os deputados estaduais professor Teodoro e Rachel Marques; o senador Inácio Arruda; os deputados federais Chico Lopes, Artur Bruno e José Airton; a reitora da UVA, Palmira Soares.

Participaram também do seminário o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque; o senador Inácio Arruda; a deputada estadual Raquel Marques ; os deputados federais Artur Bruno, Chico Lopes e José Airton; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, René Barreira; o reitor da UECE, Jackson Sampaio.

  17.02.2014
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
 Casa Civil
 comunicacao@imprensa.ce.gov.br / 85 3466.4898
Fonte: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10143-uece-realiza-seminario-sobre-o-papel-das-universidades-e-o-desenvolvimento-do-ceara