UECE presente em encontro para fortalecer área de redução de riscos de desastres

O Centro de Excelência de Redução do Risco de Desastres (CERRD), órgão criado em 2012 pelo organismo das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastre (UNISDR-United Nations Office for Disaster Risk Reduction), em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e a FIOCRUZ organizaram, em dezembro, um workshop com o objetivo de definir uma agenda de pesquisa e formar uma rede de pesquisadores para fortalecer a área de redução de riscos de desastres (RRD) no Brasil.
O professor Emerson Mariano da Silva, coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), participou do encontro, que contou com 45 pesquisadores de todo o Brasil que se reuniram no Campus da FIOCRUZ em Brasília para definir uma estratégia para a implementação de rede de pesquisadores e definir possíveis iniciativas de formação e capacitação em gestão de riscos de desastres, buscando o fortalecimento das capacidades das instituições acadêmicas nacionais e uma aproximação com a gestão pública.
Os pontos discutidos abordaram:
– Um levantamento dos atuais e potenciais grupos de pesquisas existentes no país;
– Caraterísticas e condicionantes específicas do desenvolvimento de pesquisas de RRD (multi-setoriais, multi-centricos, integração de inovações tecmológicas, harmonização de propostas de projeto);
– Uma agenda de pesquisa para o Brasil;
– Envolvimento e contribuição das agências fomentadoras de pesquisa;
– Considerações para o estabelecimento de uma rede de pesquisadores.
“O encontro foi de grande valia para a criação da rede de pesquisadores”, avaliou o professor Emerson, que acompanha o processo de implantação de um Centro de Estudos e Pesquisas sobre Redução do Risco de Desastres (CEPED) na UECE. O evento ajudou também a nortear as diversas ações que devem serem tomadas para implantação do CEPED.
Sobre como anda o processo de instalação do CEPED na UECE, o professor disse se encontra “no período de acerto de uma minuta de convênio a ser firmado entre a UECE e Secretaria Nacional de Defesa Cilvil do Ministério da Integração. Após a assinatura desse convênio devemos convocar a comunidade acadêmica para apresentação do projeto CEPED e para firmamos parcerias de trabalho com alguns grupos de pesquisa da UECE e de outras IES”.
O CEPED UECE, esclareceu o pesquisador, deve atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à redução de riscos de desastres, com a finalidade de cooperar para o desenvolvimento técnico, científico e cultural da sinistrologia e de sua difusão junto à sociedade.
O Centro é resultado de uma cooperação entre o Ministério da Integração Nacional (Secretaria Nacional de Defesa Civil) e a UECE deve ter como parceiros os diversos cursos de pós-graduação da universidade, bem como as defesas civis estadual e municipal, corpo de bombeiros, secretarias estaduais e municipais.
O encontro foi realizado em Brasília conjuntamente com o Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME), do Ministério das Relações Exteriores, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).