Professor da UECE ajuda a escrever o futuro em computação nas nuvens

Futurium é uma plataforma experimental online que combina o caráter informal de uma rede social com a abordagem metodológica de previsão para engajar atores sociais na co-criação de ideias políticas e futuros importantes para eles. Foi criado pela Direção Geral para Redes de Comunicação, Conteúdo e Tecnologia da Comissão Europeia.
Foi nesta plataforma que acaba de ser publicado um artigo do professor Joaquim Celestino, coordenador do Mestrado Acadêmico em Ciências da Computação (MACC), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), escrito em parceria com professores da Universidade de Kebangsaan na Malásia (UKM).
O artigo do professor Celestino tem como título Sistema de detecção e prevenção de intrusão em computação nas nuvens: uma visão sistemática (An intrusion detection and prevention system in cloud computing: A systematic review).
Na página do website do Futurium onde se encontra a referência ao artigo diz que “a estrutura aberta de computação nas nuvens e serviços torna-se muito um alvo atraente para potenciais ciber ataques para invasores. O tradicional Intrusion Detection and Prevention Systems (IDPS) são altamente ineficientes para serem usados nos ambientes de computação nas nuvens. Este paper pesquisa, explora e informa pesquisadores sobre os últimos desenvolvimentos em IDPSs e técnicas de gerenciamento de alarme, fornecendo uma ampla taxonomia e investigando possíveis soluções para detectar e prevenir intrusões em sistema de computação nas nuvens”.