UECE/ECInt abre inscrições para Cursos de Mestrado e Graduação no exterior

Ter, 03 de Dezembro de 2013 16:00
A Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), está com duas ofertas de cursos, o Mestrado Profissional no Exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras e o de Graduação Sanduíche.
O programa Ciência sem Fronteiras já está com inscrições abertas para bolsas de estudos no exterior destinadas ao mestrado profissional. Esse tipo de curso, diferentemente do mestrado acadêmico, prevê formação mais específica, voltada para o mercado de trabalho. O curso tem duração aproximado de dois anos.
O mestrado profissional é para quem já concluiu o curso superior e precisa desenvolver ou aperfeiçoar seu conhecimento para aplicá-lo na vida profissional, na empresa ou na indústria onde trabalha. As bolsas oferecidas, inicialmente serão para importantes universidades dos Estados Unidos, como Harvard, Columbia, Stanford e Yale, e para as mesmas áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras, como engenharia, matemática, química, física, ciências médicas e da computação.
 
Graduação sanduíche:
Estudantes interessados em concorrer a uma vaga para graduação sanduíche – em que parte do curso é feita no exterior – têm até a próxima sexta-feira (6) para se inscrever no programa. Há parcerias com universidades de 20 países: Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, China, Coreia do Sul, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Áustria, Noruega, Suécia, Finlândia, Holanda, Bélgica, Itália, Espanha, Hungria e Irlanda.
Para participar do Programa Ciência sem Fronteiras na categoria graduação-sanduíche, o estudante precisa ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter um bom desempenho na universidade brasileira onde estuda, que pode ser pública ou privada. O governo federal paga todos os custos da viagem, a mensalidade da universidade lá fora, o alojamento, a alimentação e também um curso para quem precisa melhorar o domínio do idioma do país onde está.
Ao todo, o programa já concedeu 60 mil bolsas em dois anos, sendo 48 mil para estudantes de graduação. Destes, 14,6 mil estudantes já terminaram os estudos no exterior e voltaram para o Brasil para continuar o curso superior. A meta é oferecer 101 mil bolsas do Ciência sem Fronteiras até o final do ano que vem, sendo 75 mil pelo governo federal e 26 mil por empresas.
 
Informações sobre o programa, incluindo as inscrições, podem ser obtidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.