Mensagem da Reitoria aos participantes da 18ª Semana Universitária

A Reitoria da UECE tem a satisfação de saudar todos os participantes da 18ª Semana Universitária da UECE e destacar a importância do evento, como balanço anual de nossa produção acadêmica, nas perspectivas da devolutiva social e de realização de contrapartida junto às agências brasileiras de fomento à pesquisa, atendendo, simultaneamente, às exigências das avaliações universitárias externas.
As Semanas Universitárias da UECE formalizam a apresentação de projetos, resultados parciais e resultados finais de projetos de pesquisa desenvolvidos ou orientados pelos professores, com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação, grande parte deles detentores de bolsas da FUNCAP, do CNPq e da CAPES.
Além disso, a participação no evento pontua, no currículo de cada estudante ou professor e nos relatórios da Universidade, perante o Conselho de Educação do Ceará (CEC), nas autorizações de nossos cursos de graduação, a CAPES, nas autorizações de nossos mestrados e doutorados, o INEP, nos procedimentos gerais de avaliação institucional.
Mas a UECE foi além destas obrigações e criou um evento academicamente muito forte. Entre os 573 trabalhos científicos apresentados na 1ª Semana Universitária, em 1996, e os 3.698 que o serão na 18ª edição, o evento ganhou transcendência, passando a representar extraordinário elemento para a construção da imagem acadêmica de nossa universidade, diante dos olhos da própria comunidade, da sociedade cearense e dos gestores das políticas de ciência, tecnologia, extensão social e inovação tecnológica.
A despeito das bases anteriores muito restritas, das desigualdades internas e das dificuldades de financiamento, a competência de servidores docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação, a UECE cresceu e se impôs no cenário do ensino superior brasileiro: entre as 192 instituições avaliadas pelo ranking da Folha de São Paulo, em 2013, a UECE ocupa o 39º lugar, sendo a 8ª entre as 38 públicas estaduais e a 1ª entre as públicas estaduais das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Dada a qualidade de nossa página eletrônica, temos ganhos sucessivos prêmios, no âmbito do Ceará, destinados a destacar os esforços de comunicação, visibilidade e transparência. O índice internacional Webometrics nos inclui e, no próximo 16 de dezembro, por ocasião da abertura do Oxford Summit of Leaders, a Europe Business Assembly concederá à UECE um de seus prêmios de Best Regional University.
Neste momento, conclama-se à participação toda a comunidade dos trabalhadores da UECE, servidores públicos, capazes de distinguir o que se coloca no âmbito da greve que a instituição vivencia, motivada pela vontade de aperfeiçoamento institucional e de qualidade sustentável de suas ações acadêmicas, mas, também capazes de compreender que a 18ª Semana Universitária tem função estratégica, garantindo o futuro para além da greve.
Conclama-se à participação toda a comunidade de estudantes, de graduação e de pós-graduação, pois a eles se destinam todos os esforços da universidade, na busca de construir, em nosso Estado, a formação de profissionais competentes, intelectuais críticos e cidadãos compromissos com o bem comum e a democracia.
Alguns setores do governo entenderam que a situação de greve não permitiria o apoio à realização da Semana Universitária. O Governador, pessoalmente, decidiu manter o apoio, autorizando o pagamento dos deslocamentos de 600 estudantes das unidades do interior que virão ao campus do Itaperi e autorizando a implantação da infraestrutura do evento, composta por palco, tendas, stands, iluminação, som e multimídia.
Apesar no acordo produzido pela Gestão com o Comando de Greve, baseado na importância e na transcendência da Semana Universitária, sobre a realização do evento, que envolve a disponibilidade de espaços para o debate político pelos movimentos grevistas, setores da comunidade têm feito circular boatos que podem despertar insegurança.
A Reitoria conclama a todos para a participação serena, porém com a firmeza necessária à superação dos temores. A UECE luta para articular a cultura do mérito com a cultura democrática. É da natureza da vida universitária o contraditório e a argumentação, tanto quanto é da natureza da democracia a negociação e as garantias da liberdade de expressão. Na vigência de um Estado Democrático de Direito temos, todos, o dever de lutar por melhores condições de trabalho e pela qualidade sustentável da vida acadêmica, sem o uso de táticas que destruam o que se quer alcançar. Temos, todos, o dever de coibir a coação violenta e a depredação de patrimônio, sem o uso das mesmas práticas.
Lutemos, juntos, para que a 18ª Semana Universitária da UECE supere o contexto adverso, realize seus objetivos acadêmicos e demonstre que os segmentos que compõem nossa comunidade estão vivamente empenhados na construção de uma sociedade sustentada pelo mérito e pela democracia.
Prof. Jackson Sampaio – Reitor da UECE
Prof. Hidelbrando dos Santos Soares – Vice-Reitor