Semana Universitária da UECE: em sua 18ª edição o desafio da maturidade

Qua, 06 de Novembro de 2013 09:01
No período de 25 a 29 de novembro a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizará a 18ª edição de sua Semana Universitária anual. O evento constitui uma sólida tradição, em crescimento permanente, incorporando novidades de forma criativa. O tema central, desta edição de maturidade acadêmico-científica, foi escolhido por votação eletrônica, com mais de 20 mil acessos, e foca o percurso histórico do evento: “Semana Universitária – 18 anos – Socialização do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”.
A Semana foi criada em 1996, integrando o Encontro de Iniciação Científica, de 1991, e o Encontro de Pesquisadores, de 1995. É momento privilegiado para discussões acerca da interiorização da Universidade, da expansão da oferta de cursos e da formação dos profissionais socialmente necessários, temas que assumirão feições de conteúdo/forma em palestras, mesas redondas, exposição de banners, minicursos, oficinas e comunicações.
O Encontro de Iniciação Científica registra 1.923 trabalhos inscritos para apresentação, dos quais 50 foram inscritos para concorrer à premiação na modalidade oral. Os Encontros de Pesquisadores, de Iniciação à Docência e de Monitoria registram, respectivamente, 965, 298 e 317 trabalhos inscritos para apresentação. Quatro novas atividades representam  as novidades desta edição de 18º aniversário de nossa Semana Universitária. São eles, a Feira de Profissões, a Mostra de Arte e Cultura, o Projeto UECE Solidária e a Tenda da Inovação.
Na Feira de Profissões da UECE os estudantes pré-universitários conhecerão detalhes dos 79 cursos de graduação oferecidos pela UECE, em estandes montados onde estudantes universitários tirarão dúvidas, apresentando disciplinas, grade de estudos, duração, estágios e mercado de trabalho.
A Mostra de Arte e  Cultura da UECE objetiva constituir dispositivo de arte e cultura em diálogo com a apresentação de trabalhos científico; expressar gesto simbólico que ajude a superar a falsa dicotomia entre arte e ciência; e oferecer aos participantes a possibilidade de adquirir e/ou fruir produtos de arte e cultura;
No Projeto UECE Solidária a instituição amadurece o desejo de sistematizar, promover, divulgar e incentivar as ações de inclusão social e solidariedade junto à comunidade cearense, por meio de um conjunto de iniciativas voltadas para apoiar grupos sociais que vivenciem situações específicas de vulnerabilidade.
A Tenda da Inovação constituirá espaço de demonstração e divulgação dos projetos mais exitosos de inovação tecnológica, que estão em execução, nos campos das energias renováveis, da informática, da educação ambiental, das políticas públicas, da sustentabilidade sócio-econômica e das cidades inteligentes.
A comunidade ueceana espera que a greve deflagrada recentemente, por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, possa ter solução antes do início da nossa Semana Universitária. Mas a Reitoria e o Comando de Greve, em reunião realizada ontem (04/11), acordaram que o evento sintetiza a produção de licenciaturas, bacharelados, especializações, mestrados, doutorados, projetos de extensão social e projetos de inovação tecnológica, desenvolvidos durante o ano inteiro, portanto deve ser protegido e estimulado.