XVIII Semana Universitária, o maior evento científico e cultural da UECE

“Semana Universitária – 18 Anos: Socialização do Ensino, da Pequisa e da Extensão” é o tema da XVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que acontece no período de 25 a 29 de novembro de 2013. O Reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor Antonio Guedes Rangel Junior, fará a conferência de abertura do evento sobre o tema Universidade, Autonomia e Desenvolvimento.
Ao longo de cinco dias, alunos e professores, tanto da UECE como de outras universidades e faculdades participam de mesas redondas, oficinas, painéis, mini-cursos, debates, exposições fotográficas e literárias e mais uma série de outras atividades. Na quarta-feira, 27 de novembro, acontecerá o VI lançamento coletivo de cerca de 70 livros e a II Mostra de publicações, todos editados pela EdUECE (editora da UECE), segundo informa o diretor da Editora, Prof. Erasmo Miessa Ruiz, os autores são professores pesquisadores da universidade. O tema central do encontro será debatido em mesa redonda, que acontece também, no dia 27 de novembro, no turno da noite.
Para o Reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, em perspectiva ampla, a XVIII Semana Universitária da UECE tem como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, por um lado articulando centros, faculdades e institutos, da capital e do interior, e por outro articulando ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão social, inovação tecnológica, arte e cultura. A comunidade acadêmica vai contar com uma semana dedicada ao conhecimento científico, com uma mostra da produção qualitativa de pesquisa dos professores e dos alunos. O Reitor afirmou ainda, que este é maior evento científico, que a UECE promove anualmente, desde 1996.
A XVIII Semana Universitária constitui acontecimento-síntese da vida acadêmica da UECE, realizado por meio de edições anuais, e tem por objetivo geral divulgar os trabalhos e pesquisas dos alunos de graduação participantes da iniciação científica de todos os programas institucionais de bolsa ou voluntários da universidade, bem como divulgar os trabalhos da Monitoria, dos grupos do Programa de Educação (PET), seja os apoiados pelo Ministério da Educação (MEC), seja pelo Ministério da Saúde (PET/Saúde), dos Grupos de Extensão, das ações de Política Estudantil e de outras que sejam supervisionadas por professores pesquisadores da UECE, ou de outras instituições que desejem participar.
A programação da XVIII Semana Universitária conta com os seguintes eventos: XXII Encontro de Iniciação Científica; XVIII Encontro de Pesquisadores; III Encontro Estágio de Docência; XV Encontro de Monitoria Acadêmica; IV Encontro de Iniciação a Docência; XI Encontro de Grupos PET, XIV Encontro de Iniciação Artística, XV Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET; XX Semana da Música; X Encontro de Comitês de Ética, II Concurso de Monografias de Especializações da UECE, II Encontro de Bolsistas de Estudo e Assistência; IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; VI Lançamento Coletivo de Livros; II Amostra de Publicações; V Mostra de Extensão da UECE; II Seminário de Ações Afirmativas; II Semana da Contabilidade; I Feira das Profissões da UECE; I Feira de Arte e Cultura da UECE; I Edição do Projeto “UECE Solidária”; I Edição da Tenda de Inovação.
A conferência de encerramento do encontro acontecerá no dia 29 de novembro, a qual será proferida pela professora Cláudia Sousa Leitão, sobre o tema “Cultura e Desenvolvimento: a economia criativa como estratégia para o desenvolvimento sustentável”. Em seguida, haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros, os segundos e os terceiros colocados receberão ainda, como prêmio, livros. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana, são das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes.