Reitor da UECE Jackson Sampaio é o novo presidente do CRUC

Na reunião do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC), realizada nesta sexta-feira (19/07), no complexo de salas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), foram escolhidos como presidente e vice-presidente da entidade, os reitores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, e da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Maria Palmira Soares de Mesquita, respectivamente.
O CRUC é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver a Educação Superior no Estado do Ceará. Criado em 15 de julho de 1992, o seu Estatuto estabelece que a Presidência se realize por rodízio, obedecendo a critério de antiguidade das Instituições. Os novos dirigentes assinaram o ato de posse na solenidade da reunião de trabalho, para cumprir  mandato de um ano, julho/2013 a junho/2014.
Na oportunidade, foi aprovada a proposta de ingresso da mais nova universidade pública cearense, federal, a recém-criada Universidade Federal do Cariri-UFCA, com a presença da reitora, a Profa. Suely Chacon. Também foram aprovadas as representações do CRUC em várias entidades, titulares e respectivos suplentes: o reitor Jackson Sampaio (UECE) e a reitora Palmira Mesquita (UVA), para o Conselho estadual de Cultura; a reitora Nilma Gomes (UNILAB) e a reitora Suely Chacon (UFCA), para o Fórum Estadual de Educação; e o reitor Jesualdo Farias (UFC) e o reitor Virgílio Araripe (IFCE), para o Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica.
Além dos reitores e reitoras referidos, estavam presentes o titular da SECITECE, Renê Teixeira Barreira; a Chefe de Gabinete da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Amanda Cristina, representando a Reitora, Fátima Veras; o coordenador de ensino superior da SECITECE, Prof. BC Neto; e o Secretário da Secretaria de Ensino Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC), Prof. Paulo Speller, ex-reitor da UNILAB e ex-presidente do CRUC.
O sistema de universitário cearense encontra-se, hoje, formado por oito instituições: uma particular, a UNIFOR; quatro públicas federais, UFC, UNILAB, IFCE e UFCA; e três públicas estaduais, UECE, UVA e Universidade Estadual regional do Cariri (URCA). Elas cobrem todo o território do Estado, com 65 campi.
 
alt
 
alt
 
alt
 
Seg, 22 de Julho de 2013 09:42
http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/90005