Décima edição da SecompUECE está no mundo das nuvens

Na mesa de abertura da SecompUECE 2013, da esquerda para direita, a professora Zilvanir Fernandes Queiroz, interlocutora dos PETs; professor Jerffeson Souza, tutor do PET e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, e a professora Mariela Cortês, coordenadora do Curso de Computação.
Teve início na manhã de hoje, segunda-feira, 15, a Semana da Computação da Universidade Estadual do Ceará – SecompUece -, que tem como tema “No mundo das nuvens”. Esta é a décima edição do evento, que é realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Computação.
Para a SecompUece deste ano, foi escolhido um dos temas de grande destaque na atualidade: computação nas nuvens. “É uma linha de pesquisa quente na academia e no mercado em virtude da sua extraordinária capacidade de crescimento”, afirmou o professor Jerffeson de Souza, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e tutor do PET Computação, em sua fala de abertura da Secomp, no Auditório Central do Campus do Itaperi.
A escolha de um tema tão rico, segundo os organizadores, visa instigar os alunos a pensarem sobre as vantagens e desvantagens desse tecnologia de armazenamento, bem como as oportunidades profissionais para os cientistas da Computação.
A palestra de abertura da Secomp ficou a cargo do professor José Maria da Silva Monteiro Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em armazenamento de dados, que falou sobre “Gerenciamento de Dados em Nuvem: Desafios e Oportunidades”. A palestra de amanhã, dia 16, será “Entendendo Cloud Computing”, ministrada por Marcelo André Soares.
Também em sua fala, o professor Jerffeson disse que “todos os anos conseguimos fazer um evento do qual muito nos orgulhamos e queria aqui pedir uma salva de palmas para os grandes responsáveis pelo sucesso da Secomp, que são os ´petianos´”.
Realizada de 15 a 20 de abril, a Secomp 2013 terá palestras e mesas-redondas no turno da manhã, e curso e minicursos nos turnos da tarde e da noite. Formato que o PET Computação adota desde sua primeira edição, em 2003.