UECE comemora 10 anos de criação do Curso de Medicina

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) festeja neste ano de 2013, os dez anos de instalação do curso de Medicina – MedUECE, a criação se deu em  setembro de 2002, conforme Resolução nº. 377- do Conselho Universitário (CONSU). O Projeto Pedagógico do MedUECE foi  elaborado conforme as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de novembro de 2001). O curso foi criado na gestão do Reitor Manasses Claudino Fonteles.
O primeiro Vestibular do Curso de Medicina da UECE aconteceu em 2003, com uma concorrência de 63,3 para cada vaga, das 40 ofertadas, com 2.540 inscritos. Agora em 2013, no ranking dos cursos mais procurados, o campeão mais uma vez foi o de Medicina, com 84,55 para cada vaga, com 3.382 inscritos. Atualmente o curso tem 238 alunos matriculados, e já  formou 195 profissionais. No tocante a titulação, a maioria dos professores são mestres e doutores.
Para o Reitor da UECE, Dr. Jackson Sampaio, o processo de formação no curso de medicina é longo e intenso. São seis anos de curso que garante ao aluno o diploma como Médico Geral Comunitário e da Família. Desses seis anos, os quatro primeiros são considerados os de estudos básicos, os dois últimos são de ensino profissional, o chamado internato, quando o aluno praticamente frequenta apenas ambientes hospitalares, conhecendo as áreas de saúde e suas especialidades.
O curso tem como propósito formar médicos capacitados para trabalhar em equipe multiprofissional, vendo o paciente dentro de um contexto de saúde integral, em uma realidade biopsicossocial. Adiante-se que o médico deve ser capaz de resolver a maior parte das demandas, sabendo discernir a oportunidade de referir para atendimentos de maior complexidade, bem como de dar seguimento às contra-referências de serviços mais especializados. A par disso, tem capacidade para intervir na comunidade, interagindo com seus componentes, no intuito de identificar as reais necessidades de saúde, assegurando, por conseguinte, melhor qualidade de vida ao cidadão. O curso, no momento, apresenta nota 5 no ENADE, o 1º lugar no Ceará, o 3º no Nordeste e o 13º no país.
Recentemente foi realizado o Planejamento Estratégico do Curso de Medicina, que além de desenvolver o Plano Estratégico e Operacional para os próximos cinco anos, buscou rediscutir e redefinir a sua identidade.
Promover e manter a saúde individual e coletiva da população brasileira, e cearense em particular, por meio de formação médica, científica, ética e humanista, integrada criticamente às políticas públicas de saúde.
O Curso de Medicina pertence ao Centro de Ciências da Saúde, que tem como Diretora, a professora Gláucia Posso Lima, e como coordenadora a professora Cristina Micheletto Dallago e vice-coordenadora, a professora Maria das Graças Barbosa Peixoto.
Clique aqui e veja a Programação Completa da Semana.