“Cultura, Educação, Espaço e Tempo” é tema de eventos acadêmicos na Uece

Com o tema “Cultura, Educação, Espaço, Tempo”, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) inicia nesta quinta-feira (28) dois importantes eventos acadêmicos: X Encontro Cearense de Historiadores da Educação (ECHE) e o III Encontro Cearense de Geografia da Educação (ECEGE). A conferência de abertura dos dois Encontros, acontece na noite desta quinta-feira (28), às 19 horas, no no Auditório Paulo Petrola. O onde discutirá o tema “A Feira dos Mitos: a invenção da cultura popular nordestina”. O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), discutirá   solenidade de abertura marcada ṕara esta quinta-feira (28), onde discutirá o tema “A Feira dos Mitos: a invenção da cultura popular nordestina”. Além da conferência, está previsto para os dois eventos mesas redondas, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos e sessões de pôsteres no Campus da Itaperi, até domingo (31)
O principal objetivo do encontro é dar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: Cultura, Educação, Espaço, Tempo. Dentre as muitas possibilidades da História e da Geografia, como ofício, está a que permite falar, contar, narrar a nós mesmos, por meio de nosso passado e do espaço que produzimos, de nossas matrizes culturais, das ações e processos educacionais, dos conflitos e resoluções, pensados a partir de contingências e possibilidades. São ciências que buscam desvendar as entranhas e liames da vida social, em suas dimensões econômica, política e cultural, distendidas no tempo e no espaço.
Para o coordenador do X ECHE e do III ECEGE, professor Elmo Vasconcelos Júnior, o evento quer contribuir para aglutinar as iniciativas de pesquisa na área de História e Geografia da Educação das diversas universidades cearenses. “Isso  vai favorecer o fortalecimento de uma rede de ação institucional e a publicação dos seus resultados de pesquisa, que serão revertidos positivamente para o processo de ensino, formação de pesquisadores e professores, bem como para o
conhecimento do passado e da dimensão territorial local, em conexão com as instâncias nacional e internacional, para um melhor entendimento dos desafios do presente”, ressalta.
Os estudos no campo da Educação estão, cada vez mais, pelo contexto sócio-cultural que contemporaneamente se delineia, submetidos a novas exigências. Esse campo vem sendo pressionado por imperativos de ordem científica e de ordem profissional, como também de ordem política, administrativa e econômica. As tensões criadas por essas pressões nem sempre são decodificadas e analisadas mais a fundo. A tomada de consciência dos processos de mudança de diferentes ordens que atingem a sociedade, as comunidades, as pessoas, po­dem representar um momento privilegiado para abordagens no campo educacional, construindo-se novos sentidos dentro das compreensões procuradas para os fatos, as relações, os impactos e as mutações.
Cultura, Educação, Espaço, Tempo constitui o foco da discussão proposta, com vistas a revelar, por um lado, a diversidade de experiências nos dois campos de ação (História e Geografia da Educação) e por outro analisar as questões que se colocam na discussão da pesquisa em educação passando pela diversidade de temas, áreas, enfoques e também denominações que qualificam esse campo. Nesta perspectiva, buscar um melhor entendimento do que queremos estudar, quais os conhecimentos necessários para a formação de uma base teórica e que caminho trilhar no processo da pesquisa.
Já foram realizadas nove edições deste evento, que agora acontece na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente a UECE possui 35 cursos de graduação na Capital e 32 nas unidades do Interior do Estado, dentre eles estão o de Geografia, História e Pedagogia, além de outros diversos cursos de licenciatura, objetivando a formação de professores. Na pós-graduação conta com 61 cursos de Especialização (lato sensu),14 cursos de Mestrados Acadêmicos e 07 profissionais, possui ainda, 04 cursos de Doutorado. Portanto, o encontro terá como publico alvo alunos, professores, pesquisadores e estudiosos interessados em participar do evento. Outro ponto importante vai ser a comemoração da 10ª edição, que será realizado pela primeira vez, em uma Universidade Estadual.
Link: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/3873-uece-realiza-os-encontros-de-historiadores-da-educacao-egeografia-da-educacao